sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CSI - A verdade jurídica

Com a mídia, com programas como CSI, a ciência forense nunca foi tão popular. Porém com tanta visibilidade, se da á impressão de que os laboratórios criminais são como os de televisão, estão bem equipados com técnicos treinados e são capazes de solucionar todos os casos a tempo de seus julgamentos.




Assim, os jurados estão exigindo provas físicas. Além de que os laboratórios não realizam todas as análises devido ao custo, insuficiência de recursos ou falta de tempo, outro fator que é mal retratado nos seriados, é parecer que o detetive tem todo o tempo do mundo destinado apenas a uma investigação.

Outra conseqüência do aumento do número de provas físicas colhidas é a necessidade de guardar tudo isso por um longo período de tempo, de acordo com as leis federais, estaduais e municipais. No Brasil, a Secretaria Nacional de Segurança Pública está implementando o Banco de Dados Nacional Criminal de Perfis Genéticos, que armazena dados de criminosos condenados, com isso facilita a troca de informações entre o território nacional e facilitam a resolução de diversos casos.



- Trecho da serie CSI Las Vegas, em que retiram DNA do suspeito de um carro:



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário